segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Audacity

Este programa é um editor de faixas de som.
O programa permite criar projectos de faixas comerciais reeditando-as. Ele permite que grave um som para adicionar ao seu projecto, corrigir faixas, diminua o tempo da faixa entre outras…
Este programa é gratuito.

Vou descrever o seu funcionamento básico, e mostrar algumas imagens.

Audacity-Interface


Quando abrir o programa verá um interface sem nenhum espectro de onda, para adicionar uma faixa ao seu programa, depois de estar com o cursor encima da faixa e segurando o botão esquerdo do seu rato, arrastando a faixa para cima do programa aberto soltando o botão a sua faixa será adicionada no leitor do tempo do programa. A outra forma de adicionar uma faixa ao seu programa, clique no menu de topo que se encontra na parte superior “Ficheiro”, surgirá uma caixa com várias opções, escolha a opção “Abrir”, abrirá uma caixa para escolher a sua faixa.

Audacity-Menu

Esta imagem está dividida por caixas com cores para descrever um pouco das suas funcionalidades neste menu.
Na caixa vermelha temos os botões mais comuns existentes nos reprodutores de som sendo eles, pausa, reproduzir, parar, voltar para o inicio , ir para o fim e o botão de gravar por microfone ou por outro equipamento próprio de captura de som.
Na caixa verde temos os botões que permite que faça a selecção, o uso da ferramenta de desenho, assim como a ferramenta de envelope.
Também podemos ajustar a ferramenta do tempo e aumentar a visualização clicando no botão com a lupa.
Na caixa cinzenta pode escolher qual o volume de captação do som pelo microfone, qual será o microfone que vai captar, também pode definir qual será o alto-falante que vai projectar o som ao seu projecto.
Na caixa azul temos as ferramentas de corte, copiar, colar, silenciar e silenciar fora da selecção.

Audacity-Controlador de som

Na caixa cor-de-rosa tem as opções para aumentar o som das faixas, assim como a definição sobre qual a coluna que quer por a tocar a um determinado tempo da faixa.
Pode atribuir um nome a sua faixa, qual o formato que quer para a sua faixa assim como qual o rate que quer atribuir.

Audacity-Efeitos

 Este programa tem várias aplicações para trabalhar a faixa tem uma opção no seu menu de topo
Efeito” com várias soluções estandardizadas.
É um programa muito completo e gratuito.

Até a próxima semana, compartilhem e comentem.






Sem comentários:

Enviar um comentário