segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

TeamViewer 9

       O programa TeamViewer 9 é uma ferramenta de controlo remoto, no qual permite aceder a um computador ou vários via remota, fornecendo diferentes recursos de conectividade e segurança.
Este aplicativo é um recurso gratuito se for para uso pessoal, caso deseje usar algo mais avançado tem que ver as ofertas que a TeamViewer oferece. O serviço a pagar fornece uma serie de ferramentas úteis dependendo do pacote que escolhe, neste momento que estou a fazer esta descrição existe três soluções, sendo elas Business, Premium e Corporante. Cada um destes serviços fornece diferentes ferramentas de ajuda e auxilio.
Aqui só vou descrever TeamViewer 9 para uso pessoal que é gratuito.

TeamViewer 9

          Procedemos à descarga do programa, quando ficar totalmente descarregado, normalmente fica disponível na pasta de transferência “se caso estiver a usar o sistema operativo Windows”, com a imagem do logo da TeamViewer , dirigimos o cursor para cima do ícone e clicamos duas vezes sobre ele.
Vai surgir uma janela com uma duas perguntas e três respostas possíveis, seleccionamos a que necessitamos, neste caso a instalação básica e a versão pessoal não comercial. Clicamos em aceitar e finalizar.
TeamViewer - Instalação

        Quando a instalação terminar, vai surgir uma janela com o interface da TeamViewer, onde vamos ter no lado esquerdo um texto “Your IP”, seguido com uma serie de números, que foi atribuído pelo programa, e uma palavra passe(Password) também na mesma forma que o IP.
O IP atribuído nunca muda, é fixo enquanto a password podemos a qualquer momento pedir uma nova password, para isso temos duas opções, a primeira basta só carregar no circulo que aparece no lado da password e automaticamente será atribuído uma nova palavra passe. Isto serve para motivos de segurança caso se conecte remotamente com um computador só para fazer uma reparação ou troca de documentos.
A segunda forma se fecharmos a aplicação ser-nos-à atribuída uma nova palavra passe (password).
Na parte de baixo do lado esquerdo podemos definir essa palavra passe (password) de forma estática.
Na parte direita é uma outra caixa da TeamViewer Configurações e contactos, que dá a possibilidade de formar equipas de trabalho, falar via chat com os contactos, trocar ficheiros e vídeos, entrar remotamente no computador do grupo de trabalho ou amigos e a partir de lá copiar, cortar e colar.
Tem a função de Wake-on-LAN para acordar os computadores conectados remotamente, o processo funciona através de outro computador que esteja usando o TeamViewer pertencendo ao mesmo grupo de contactos.
Para procedermos esse processo temos que fazer uma conta na base de dados da TeamViewer.

TeamViewer - Aplicando o sistema de segurança

           Podemos melhorar a nossa segurança na parte de contactos e configurações, temos que ter pelo menos um aplicativo que faça a leitura, o que vou sugerir aqui é este Google Authenticator que é um gerador de códigos no seu smartphone. O próximo passo que vamos fazer é entrar na nossa conta que temos no TeamViewer, é necessário ter uma conta para podermos efectuar esta solução. 


TeamViewer - Google Authenticator

  1. Depois de entrarmos na conta devemos dirigirmos para o canto superior direito, encima da janela que tem o nome da conta, clique no botão do lado direito do rato ou no botão direito do touchpad do portátil ou teclado, escolha editar perfil, na próxima janela active a opção do (1)“Two factor Authentication” e clique no botão no lado inferior do lado direito guardar. Vai surgir uma segunda caixa(2), para começar a protecção clique no botão para começar o processo. Logo a seguir vai surgir um (3)QR onde temos que fazer a leitura do código com o telemóvel. Vai ser atribuído um código no telemóvel, carregamos seguinte que se encontra na parte inferior direito. Digitamos esse código(4) e carregamos em activar. Na fase seguinte vai surgir uma janela com um (5)código, aconselho a imprimir esse código pois é o código de segurança, caso corra algo mal durante o processo esse código vai ser pedido para desactivar as opções que foram feitas. Quando formos a entrar na conta do TeamViewer na janela de contactos e configurações(6) metendo o email e a palavra passe, vai surgir uma segunda janela perguntado pela segunda palavra passe(7), metemos a palavra passe que foi dada no QR e prontos estamos no nosso grupo de trabalho ou amigos com uma segurança melhor. Vou mostrar algumas imagens tentando descrever via imagens os passos.
TeamViewer - Processo de segurança


             Falta falar por fim na opção que fica no meio(1), normalmente é aqui que se faz uma conexão, com o computador de um amigo só para a troca de ficheiros, ajudar em algo ou mesmo conversar com ele, para isso temos que meter o número de IP, do computador que quer ser monitorizado, logo a seguir surge uma janela pedindo a palavra passe (password), onde temos que pôr a nossa palavra passe, quando esses passos estiverem todos concretizados aparecerá uma uma caixa com todo o ambiente de trabalho da pessoa que nos deu acesso.

Espero que tenham gostado comentem e compartilhem.
Até a próxima semana.



Sem comentários:

Enviar um comentário