segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

MalwareBytes Free Version

Neste artigo vou descrever o MalwareBytes Free Version, na versão 2.0.
Este programa faz a busca de vírus (malware) existentes no seu sistema operativo, a versão grátis permite fazer a verificação ao seu sistema em dois modos.
No modo “Treat scan” faz uma busca de ameaças que possam existir nas pastas principais no seu sistema operativo, e o modo “Custom Scan” que permite que faça a busca a todo o sistema operativo.
Na versão experimental de 30 dias permite que o utilizador use todas as ferramentas que a versão “Premium” fornece.
Caso pretenda a sua versão “Premium” terá de pagar, caso esteja interessado procure na secção produtos, lá terá mais informações como se faz.
A versão “Premium” permite que use “Hyper Scan”, foca a sua busca por ameaças na memória do seu computador e remove-as.
Vou por algumas imagens do MalwareBytes Free Version, e descrever algumas funções que são possíveis com ele.

Este programa na versão grátis não tem protecção em tempo real, para isso terá que ter uma versão “Premium”.

MalwareBytes Free Version - Interface


Depois de instalar o programa abra, o seu interface deverá ser como esta a ver na imagem.
A primeira coisa que deve fazer é uma actualização da base de dados, quando a actualização estiver feita clique no botão “Fix Now”, começará a fazer uma verificação “Treat Scan” ao seu sistema.
Caso pretenda fazer uma verificação clique no botão “Scan Now” e escolha a opção.

MalwareBytes Free Version - Verificação

Surgirá uma caixa perguntar qual a repartição que quer fazer a verificação, marque a caixa de opção, mais abaixo tem a opção verificação 'Rootkits', marque também esta opção, escolha o que quer fazer a programas que não sejam desejados e clique em “OK”.


MalwareBytes Free Version - Encontrando vírus
Quando for encontrado vírus, incrementará a opção objectos infectados, assim como passará o seu nome para a cor vermelha, poderá ver quais são os ficheiros que estão a infeccionar o seu sistema se clicar “Ver objectos infectados”.

MalwareBytes Free Version - Removendo infecções

Quando a verificação terminar pode escolher o que quer fazer ao vírus encontrado, definindo a acção que quer dar ao vírus encontrado, tem três escolhas possíveis, enviar para a quarentena (Quarantine), adicionar ao excluído (Include Exclude), está função vai fazer que na próxima vez que o programa for fazer a verificação este vírus não seja detectado, e ignorar este vírus só esta vez (Ignore once).
Pode enviar todos os vírus para a quarentena clicando no botão que se encontra no lado inferior do lado esquerdo “Quarantine all”.
Quando terminar clique no botão qua se encontra no lado direito “Main Menu”.

MalwareBytes Free Version - Configurações

Na aba “Settings” tem todas as configurações que são possíveis para tirar o máximo de proveito desta aplicação gratuita.
Pode ver quantas verificações fez ao sistema operativo, pode configurar quais são os dias que quer ele faça uma verificação ao seu sistema operativo e qual o tipo de verificação que quer.
Pode por uma palavra passe de segurança para que os “Settings”, não sofram alterações entre outras.

É todo por esta semana espero que tenham gostado do artigo. Compartilhem e comentem, até a próxima semana.


Sem comentários:

Enviar um comentário