segunda-feira, 27 de abril de 2015

AbiWord

AbiWord|Icone de instalação

Abiword é um processador de texto, com este programa pode abrir documentos de texto(.txt), word(.docx), formato de texto rico(.rtf), entre outros formatos. Esta ferramenta não é uma suite, caso esteja à procura deverá escolher outros programas como LibreOffice que já oferece aquilo que tanto procura também de forma gratuita.
Este programa é um programa que permite gravar o seu documento de texto no formato oferecido pelo mesmo (.abw), quando o seu documento for preciso é só abri-lo e converte-lo para o formato que deseja.

Este programa existe para o Windows assim como Mac. Neste artigo vou descrever o programa para o Windows a versão 2.8.6, para  Mac a versão é 3.1, caso pretenda na versão 3.1 no Windows deverá compilar o código fornecido no seu website oficial.

Durante a instalação


AbiWord | Definição das associações e interface



Depois de descarregar o programa, quando for a fazer a instalação devera ter atenção em algumas opções como se quer fazer associação a documentos word ou worpad assim como qual a língua que vai querer no interface.

No programa

AbiWord|Configurando o menu de topo



No programa o seu interface é muito simples, este programa tem algumas funções que outros programas para a mesma finalidade se compromete, é competente no entanto não é o melhor que existe no mercado é só uma solução para quem procura só um processador de texto gratuito, sem mais outros extras esta pode ser a opção mais sensata.
Podemos melhorar os seu menu de topo se clicar no menu de topo “Ver”,  ao pôr o cursor do rato encima do barra de utilitários terá mais duas opções que poderá definir, caso pretenda sendo elas “Tabelas” e “Extras”.

Durante a escrita e processamento

AbiWord | O seu processamento


Este programa tem problemas na correção de erros ortográficos, assim como para apagar escrita, necessitamos de pressionar o ctrl+back space, caso contrário não conseguirá apagar o seu texto. No entanto ainda permite que insira imagens, nota de rodapé entre outras. Também a formatação das tabelas por vezes podem não sair como está a espera é muito difícil por a tabela onde queremos, se o trabalho que vai fazer tem muitas tabelas provavelmente é melhor escolher outro programa.

Conclusão


Pontos positivos:

  • É uma boa solução para que quiser só ter um processador de texto no seu computador, onde até conseguimos fazer algumas funções que outros programas conseguem.
  • Abre muitos formatos assim como tem o seu próprio formato o que pode ser útil
  • Permite a criação de uma conta onde pode alojar os seus documentos, só podem ser alojados no formato .ABW para a partilhar com outras pessoas.

Pontos negativos:

  • Não corrigi erros ortográficos
  • Fica complicado organizar um trabalho que seja feito só em tabelas


Sem comentários:

Enviar um comentário