segunda-feira, 6 de abril de 2015

Monkey Jam

Hoje vou descrever um programa de edição de animação em 2D. Este programa permite fazer a sua animação por dois métodos, podendo ser por adição de imagens previamente feitas e guardadas no seu computador numa pasta ou por imagens capturadas directamente por um aparelho que esteja ligado ao seu computador, como por exemplo uma máquina fotográfica. É uma aplicação gratuita, tendo interface como vão poder ver neste artigo muito simples e intuitivo. 

Monkey Jam|Interface

Depois de baixarem e instala-lo no seu computador o interface que vão ver é o mesmo que estão a ver na imagem acima.
Como podem ver a sua interface tem um menu topo deslizante e um menu com alguns botões de atalhos de algumas das mais importantes funções que necessitamos para desenvolver uma animação.
Mais abaixo temos duas caixas, a caixa do lado esquerdo tem duas funções uma caixa armazena as imagens que escolhe para fazer a sua animação assim como mais abaixo dessas imagens tem uma caixa onde pode por algumas informações sobre cada imagem.
Na caixa que temos logo a seguir é uma caixa de frames, é aqui que vamos poder definir quantas vezes vamos querer que a mesma imagem fique ou seja alternada dando assim a sensação de movimento.


Monkey Jam|Frames


Como adicionar imagens pré-feitas e postas numa pasta no seu computador? 

 Primeiro devemos criar um "Layer" folha de trabalho. Este processo pode ser feito por teclas de aceleração pressionando “Crtl+N”, ou clicando no menu do topo em “File” abrirá uma caixa deslizante, onde seleccionamos a opção “New Xps” abrirá uma nova janela com três novos campos, o primeiro permite que o utilizador defina um nome para a sua folha de trabalho (Layer), a segunda opção permite definir o caminho onde a sua pasta com as imagens que quer trabalhar, este processo pode perecer que não faz nada porque realmente não se vê nada depois de fecharmos esta janela, mas mais para a frente vou mostrar porquê que é importante este passo, e a terceira opção como pode ver permite que defina a cor que a caixa da folha de trabalho (layer), depois de terminar este processo clique em “ok” para finalizar o processo.



Depois de fazer estes passos a única coisa que altera na nossa folha de trabalho e a incrementação da do parâmetro “Layer” folha de trabalho. Para adicionarmos as imagens que temos no computador devemos clicar no menu de topo file, abrirá o menu deslizante e agora pôr o cursor na opção “Import” verá duas opções, pode importar para o seu projecto imagens assim como áudio caso pretenda, neste caso clique em “Images…” abrirá uma janela nova. Caso tenha feito o primeiro processo que descrevi anteriormente não precisará de procurar por a pasta que tem algures no seu ambiente de trabalho pois automaticamente já terá as suas imagens na sua parte de baixo das duas caixas que estão do lado esquerdo. Agora seleccione todas as imagens e clique no botão “Add Files”, as suas imagens serão adicionadas a caixa que está no lado direito, agora clique no botão com o texto “Import”.



Captura de imagens por equipamento ligado no seu computador, para ter acesso a este tipo de função precisa de ter uma máquina fotográfica ou máquina de filmar.
Depois de ter executado este processo pode iniciar o programa “Monkey Jam”, depois terá que escolher a opção “Capture” pode fazer este processo de duas formas, clicando no menu de topo na opção “Tools” ou clicando nos botões de atalho, mais precisamente o terceiro contando do fim.
Abrirá uma janela com algumas opções necessárias, como definição do nome para cada imagem capturada pelo seu aparelho, quantos fotogramas deve ter a imagem que vai ser adicionada automaticamente ao nosso projecto e por qual o número que queremos começar a tirar imagens. Depois de definirmos clicamos no menu de topo da janela “Capture” em “Camaras” surgirá um menu com todos os aparelhos que estão ligados ao seu computador, escolha o seu equipamento que tem ligado ao seu computador. Demorará algum tempo para que o equipamento comece a mostrar o seu cenário depois de mostrar é só clicar se estiver de acordo com o que tem planeado, no botão com o nome “Capture” a sua imagem será adicionada automaticamente ao projecto podendo repetir este processo quantas vezes lhe apetecer.

Monkey Jam| Captura de imagens

No fim de terminar a sua captura, pode rever o que está feito, para isso o programa danos três opções a primeira é uma tecla de aceleração “F7”, a segunda opção no menu de topo do projecto a opção “Tools”, clicando depois na opção “Preview” e por fim clicando na opção dos botões de atalho que fica na segunda posição a contar do fim tendo estas opções a mesma finalidade mas fornecem qualidade na escolha da melhor opção. Quando fizer uma destas três opções surgirá uma janela com uma barra de espera a anunciar que está a juntar as suas imagens ao seu projecto de vídeo prévio. Quando terminar verá como ficou o seu projecto quando for convertido para vídeo. O último processo é exportar o seu projecto para o seu ambiente de trabalho exactamente como viu na revisão e no formato “.avi”, este programa dá-nos duas opões a primeira opção está situada no menu de topo opção “File”, depois de clicar surgirá um menu com várias opções a que necessita é a opção “Export video” . A segunda opção clicando na primeira opção a contar do fim nas teclas de atalho, surgirá uma janela nova com alguns campos para preencher, como o nome do projecto, qual o tamanho do vídeo, e qual o codec que quer usar no seu vídeo para o comprimir, caso não tenha nenhuma ideia qual é o melhor para si deixe na opção de origem “None”.

Compartilhem e comentem, até a próxima semana.






Sem comentários:

Publicar um comentário