segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Dia

 Neste artigo vou descrever um programa de construção de diagramas gratuito. É um tipo de programa que se encontra na versão 0.97.2-2. É um programa bastante útil porque fornece uma variedade de fluxogramas úteis, podemos fazer esquemas eléctricos, de redes, programação entre outros.
 Vou fazer a apresentação da sua interface e descrever funcionamento básico dele.


Dia


 Quando abrir o programa aparecerá uma caixa com o nome do programa e uma informação na parte superior informando qual o estado de leitura.

Dia-interface


 A imagem que estão a ver é o sua interface, ele vem já em português, no seu lado esquerdo tem os comandos de execução, que permite inserir símbolos geométricos, conexões, e textos na nossa folha de trabalho do lado direito.
A área que está marcada com um uma caixa a laranja, vai permitir ao utilizador fazer as conexões ao seu símbolo geométrico, assim como a escrita.
 A caixa a verde é o que permite inserir os símbolos geométricos. Na sua parte superior tem uma caixa de opção com o texto (assertivo), clicando no triângulo surgirá um menu com diferentes ferramentas, para a execução de diferentes fluxogramas.

Dia-folha-de trabalho

 Para fazer a conexão direito precisa de escolher um conector na secção dos conectores. Segurando o botão esquerdo do rato depois de escolher qual é o primeiro símbolo geométrico que vai ligar ao outro, ainda segurando o botão encima segundo símbolo geométrico vai surgir uma caixa vermelha, já pode largar o botão esquerdo do rato que vai ficar com a ligação bem feita.

 Se pretender trabalhar no tipo de linha clique duas vezes em cima da linha e surgirá uma caixa de propriedades, pode aí escolher o tipo de configurações que pretende para a linha.

 Este mesmo método pode ser aplicado no símbolo geométrico, se clicar encima do símbolo geométrico no botão direito verá uma caixa de opções, onde tem algumas opções, deve escolher propriedades.

Dia-aplicação-de-simbolos


 Com pode ver na imagem pode escolher o preenchimento para o símbolo geométrico, a largura da linha, entre outras.
 Este programa permite exportar os fluxogramas como gravá-los em vários formatos, para depois serem adicionados a algum documento caso pretenda.



Sem comentários:

Enviar um comentário