segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

CamStudio

 Neste artigo vou descrever CamStudio na versão 2.7.2.
Trata-se de um programa que faz a gravação do ecrã em vídeo, gratuito que fornece varias opções de uso. Com esta aplicação podemos definir se queremos uma gravação de captura ecrã inteiro ou uma captura por região, fazendo a gravação do vídeo no formato AVI ou SWF e guardá-lo no computador.
Também permite gravar o som com a captura de vídeo, permite que configure como quer que grave o som.

Vou começar a mostrar como ele funciona.

CamStudio-Interface

O seu interface de apresentação depois de instalar o programa será este que tem na imagem, tem um menu com seis opções com algumas ferramentas que necessitam que sejam configuradas, como o som de gravação.
Na parte de baixo tem três botões, um para iniciar a gravar o vídeo se não configurar a região que se encontra no menu 'Region' procederá à gravação de vídeo ecrã inteiro, que são as configurações com que o programa está configurado na fase inicial. Os outros dois botões servem basicamente para para a gravação, sendo que um pará e outro para finaliza a gravação.

CamStudio - Alteração do interface

O próximo botão permite minimizar o interface em duas opções possíveis, antes de voltar à sua
forma inicial como podemos ver na imagem.
O botão que vem a seguir permite fazer anotações na qual podemos depois fazê-las aparecer durante uma gravação, e o próximo permite escolher que tipo de gravação pretende fazer, ou seja qual o formato que quer gravar se em SWF ou AVI, terá sempre essa informação disponível no seu lado direito.

CamStudio - Menu File

 Carregando no menu superior “File” terá as mesmas opções que tem disponíveis, na sua fase de apresentação inicial, expecto a última opção que serve para fechar a aplicação.

CamStudio - Region

 Ainda no menu na opção “Region” como pode ver tem cinco soluções de seleção para o que pretender definir, “Region” que permite delinear qual a área da sua tela que pretende gravar, “Fixed Region” abre uma janela na qual temos uma área já delineada, o que é muito pequena aqui tem que configurar o comprimento e altura que pretende para a gravação, “Window” esta opção permite preparar a gravação, assim que clique no botão com o nome "Record" surgirá uma caixa de texto pedindo para clicar no ecrã que pretende começar a gravar.
Começa a ver umas marcas a piscar na tela, que foi a área delineada por si e também confirma que a gravação começou.
Se verificar na barra iniciar o CamStudio tem duas janelas, uma é o interface do CamStudio e a outra é um interface com o nome de “flashsing”, deixe esse procedimento assim sem minimizar ou fechar pois poderá trazer alguns inconvenientes indesejáveis.

CamStudio - Configuração do som


 Deve ter atenção a configuração do vídeo, convém escolher um bom compressor de vídeo para poder ter mais minutos de gravação, ocupando menos espaço no disco. Além disso ter atenção a velocidade de frames que pretende, pois deve de estar em sincronização com o áudio, caso contrário não conseguirá ter o resultado desejado, relembro também para não se esquecer de activar o dispositivo que vai fazer a captura de som.
Para isso terá que ir no interface do CamStudio “Options” e escolher “Vídeo Options”.


 Outra opção que disponibiliza este programa encontra-se também no menu “Options” em “Cursor Options” esta opção permite escolher se quer durante a gravação que o cursor seja visto, assim como meter um circulo amarelo a volta do cursor, e incutiu uma nova possibilidade nas novas versões , permitindo definir os botões do rato quando clicados por cores previamente definidos por si.   

Espero que tenham gostado, compartilhem e comentem. Até a próxima semana.

2 comentários:

  1. Pensando em criar tutoriais em vídeo apartir de Março se Deus quiser, bgd pela dica.

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado pela visita e comentário.

    Volte sempre.

    AAP

    ResponderEliminar