segunda-feira, 2 de março de 2015

ImgBurn

Hoje vou escrever sobre uma ferramenta que permite gravar ficheiros ISO numa imagem executável, criar CD/DVD de arranque, testar o CD e gravar a imagem ISO no CD/DVD em formato executável. O programa que vou descrever é o ImgBurn. É um programa gratuito e até o momento que estou a escrever este artigo encontra-se na versão IMGBurn 2.5.8.0.

ImgBurn

Proceda a descarga do programa, quando estiver descarregado clique duas vezes no ícone, vai começar a sua instalação, preste atenção as ofertas que surgem pelo meio deste processo. Quando esse processo terminar marque a caixa que vai fazer o programa arrancar quando clicar no botão finalizar.


Com seu interface vem em simultâneo com outra janela, uma mostra todas as ferramentas que estão disponíveis por esta aplicação, e a outra é uma caixa informativa, por aqui pode perceber o que aconteceu durante um processo que não se finalizou com sucesso. Como estamos a ver na figura, existe 6 processos possíveis. Cada processo separei por números como podem ver na imagem disponível, o número 1 permite gravar um ficheiro no formato imagem ISO num CD/DVD. O número 2 permite criar uma imagem executável de algum programa. O numero 3 verificar a imagem executável criada, se está boa para gravar ou não. A ferramenta 4 permite guardar o ficheiros e a pastas no CD/DVD. A ferramenta 5 permite gravar num CD/DVD usando três tipos de formatos diferentes UDF, IMG e ISO. A ferramenta 6 permite verificar os dados de gravação do CD/DVD

Para gravar ficheiro em ISO

Acompanhe a explicação com as imagens...
Escolhemos a opção número 4, clique na pasta com uma lupa que na imagem está identificada com o número 1, vai abrir uma outra caixa onde tem que adicionar o ficheiro ISO que quer converter e gravar em CD ou DVD, fechar-se-à a caixa e verificará que a localização do ficheiro fica descrito, por baixo da 'Source'(fonte). Temos que ter um CD ou DVD conforme a sua necessidade na drive para o momento e clicar no botão 'Build'(construir) como na figura 5.

Criar uma imagem executável de ficheiros e pasta em ISO

Nesta segunda opção vou descrever como se faz uma imagem executável em ISO, pronta a ser reconhecida pelo sistema operativo. Clique no botão 'Create image file from files/folders', vai surgir uma janela com um serie de opções.


Nessa janela vai verificar que no lado direito na lateral tem um botão com uma pasta com uma lupa, clique nesse botão e vai abrir uma caixa, deve escolher a pasta que tem os ficheiros e pastas. Com isso vamos criar com ficheiros e pastas uma imagem ISO, nessa lateral mais a baixo na parte de destino (destination) clique na pasta com a lupa, surgira uma janela onde terá de escolher uma pasta vazia para guardar a imagem do ficheiro ISO, atribua um nome a imagem.


O próximo passo que tem de fazer é clicar no 'Advanced'(avançado) e na aba Bootable Disk(disco de arranque), marque a caixa com um visto com o nome 'Make Image Bootable' e escolha a imagem de arranque, esta imagem tem que ser criada a parte, pois é a imagem de arranque. Carregamos no botão de construção 'Build' para começarmos o processo, é bom lembrar que para começar este processo precisa de ter o 'bootable', caso contrário vai-lhe faltar um ficheiro.
Espero que tenha gostado compartilhem e comentem até a próxima semana.

Sem comentários:

Enviar um comentário