segunda-feira, 16 de março de 2015

Secunia PSI (Personal Software Inspector)

Vou descrever uma aplicação grátis, que tem como objectivo verificar quais os programas que tem instalado no sistema operativo, informando quais os programas que estão desactualizados, fornecendo soluções para corrigir o problema.
Explicando o porque que o programa está a comprometer a segurança do seu sistema.
Para utilizar este programa precisa de ter uma ligação a Internet caso contrário o programa não funciona.

Vou descrever esta aplicação na versão 1.5.0.1

Secunia-Interface

Quando abre o programa tem dois modos de execução o modo “Advanced” que fornece mais opções ao utilizador, caso seja muito complicado pode escolher o modo “Simple” tornando assim o programa mais intuitivo.
Neste artigo vou descrever o programa no modo “Advanced”.
No modo “Advanced” tem um menu superior com oito abas, a primeira aba tem o nome “Overview” faz um pequeno resumo do estado das aplicações, informando como está as suas actualizações feitas, quais os programas que já não recebem actualizações assim como quais os que se encontram desactualizados e os actualizados.

Secunia - Segurança

Na aba “Insure” informa qual o programa que está desactualizado, se existir um programa mostrará qual a ameaça que pode sofrer caso não actualize esta versão, caso tenha dúvidas pode sempre clicar no botão que está ao lado do nome do programa, e será estendida a caixa com dois títulos um a falar o porque que pode ser uma ameaça fornece também hyperlinks para a página oficial da Microsoft, e a outra qual a solução para a sua resolução.
Outra função que proporciona este programa está na "Toolbox", onde pode descarregar a solução para o problema e instalá-la.


Secunia - Programa sem actualizações
Na aba “End-Of-Time” informa qual o programa que se encontra sem actualizações, porque a empresa deixou de produzir actualizações.
Informa qual a localização que se encontra o programa se encontra instalado, qual o perigo que corre se continuar com este aplicativo.
Na toolbox tem a mesma função que tem a aba “Insure”.

Secunia - Programas alterados

Na próxima aba “Pached” informa os programas que foram alterados por meio de uma aplicação, nesta secção pode perceber se os programas estão a correr bem ou a infectar possivelmente o sistema.



Nesta secção pode saber como estão os plungins assim como as extensões que podem comprometer a segurança no sistema.
Fornece também algumas dicas para estar devidamente protegido.

Secunia - Verificação de falhas


Na aba “Scan” pode fazer uma nova verificação, e saber se os resultados depois de fazer alterações melhoraram, pode ver se a última versão instalada está correcta ou não.
Nesta secção pode saber qual foi a última vez que fez a verificação e quando vai ser a próxima vez que programa vai fazer a verificação.

Secunia - Informações


Nesta aba “Settings” pode marcar as duas opções PSI Settings, deste modo quando reiniciar o seu sistema operativo o Secunia PSI começara a correr junto com ele e monitorizará todo o sistema operativo sobre falhas nas actualizações.  

Secunia - Criar um perfil



Nesta aba pode registar-se caso pretenda, assim como pode recuperar o registo caso já o tenha criado.


Espero que tenham gostado e até o próximo fim de semana.




Sem comentários:

Enviar um comentário